Hospital Regional do Litoral Norte comprova sustentabilidade com a conquista do certificado AQUA-HQE

Construído pelo Programa Saúde em Ação, o Hospital Regional do Litoral Norte recebeu nesta semana o certificado Aqua-HQE, selo de qualidade internacional emitido pela Fundação Vanzolini que mede o padrão de sustentabilidade de construções. É o primeiro hospital brasileiro a ser avaliado em toda sua área construída.
A certificação é realizada após a avaliação de 14 critérios, e para conseguir o selo é necessária a nota máxima em pelo menos três deles. O Hospital Regional superou as expectativas e alcançou a meta de “Melhores Práticas” em quatro desses quesitos, além de ter registrado “Boas Práticas” em cinco deles e “Base” em outros cinco.
Foram avaliados o edifício e seu entorno, produtos, sistemas e processos construtivos, canteiro de obras, sistemas de economia de energia e água, gestão de resíduos, manutenção, conforto hidrotérmico, acústico, visual e olfativo, além da qualidade dos espaços, do ar e da água.
O certificado é resultado de um processo avaliativo iniciado quatro anos atrás, que contou com três fases. Em 2016, foi feita a certificação do Pré-projeto do hospital. Em 2018 foi aprovado o Projeto Executivo, e em dezembro de 2019 foi concluída a última etapa, com a auditoria de Construção Sustentável.
A gerente técnica de projetos e obras do Programa Saúde em Ação, Maria Cristina Gomes Jotten, que atuou como gestora do contrato de construção do hospital, lembra que o acompanhamento da auditoria foi contínuo e mobilizou várias equipes.
“Não medimos esforços para atingir as metas previstas. Contamos com o suporte da deGaia, empresa de consultoria credenciada em Aqua, em conjunto com os projetistas da MHA Engenharia e Fernandes Arquitetos Associados, a construtora (Consórcio CDG Planova) e com as equipes de fiscalização e gestão dos contratos do Grupo Técnico de Edificações e da UCP/SES”.
Cristina destaca que vários pontos do hospital focam em aspectos de sustentabilidade. “Por conta da automação dos sistemas, temos total controle do consumo de energia e água. Utilizamos brises metálicos e vidros especiais para reduzir a entrada de calor sem impedir a entrada de luz. Isso permite que se gaste menos energia com a climatização”, explica.
“Aberto na última segunda-feira (30), o hospital conta com infraestrutura de última geração e profissionais capacitados com os conceitos de atendimento humanizado. “Essa certificação mostra que entregarmos para nossos usuários um edifício coerente com o meio ambiente, tanto no que se refere aos projetos como na sua construção e na futura manutenção”, conclui a gestora.”
Para Bruno Casagrande, gerente de Marketing e vendas da Fundação Vanzolini, o hospital regional do litoral norte é o primeiro hospital de 3 hospitais que a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo está desenvolvendo seguindo as exigências do processo de cerficação AQUA-HQE. “A conquista da cerficação AQUA-HQE demonstra publicamente a postura da secretaria em desenvolver hospitais que atendem padrões internacionais de construções sustentáveis”.
