Em 11 de Setembro de 2019, foi realizada a 29ª reunião do grupo CONECTICIDADE.
PRESENTES:
Adelson Coelho
Amilcar Gouveia
Antônio Bongiovanni
Clarice Kobayashi
Douglas de Paula D’Amalo
Fernando Berssaneti
Flávio Leal Maranhão
Gabriel Novaes
Harmi Takiya
José Alberto Quintadilha
Marcelo Fizsner
Marcelo Pessôa
Rita de Cássia Giraldi
Rogério Saran
Tiago Brito
Uirá Watanabe Falseti
CONVIDADOS:
Adelson Coelho
Douglas de Paula D’Amalo
Flávio Leal Maranhão
Marcelo Fizsner
Uirá Watanabe Falseti
TEMAS DISCUTIDOS:
Apresentação da SIURB sobre Cidades Inteligentes
Organização de subgrupos de pesquisa e atividades do grupo
APRESENTAÇÃO – SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras do Município de São Paulo)
Adelson R. Coelho – Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras do Município de São Paulo
Smart Cities – Planejamento Estratégico
Ótica das obras de planejamento de infraestruturas urbanas, tanto de construção quanto de manutenção preventiva, quanto de manutenção corretiva.
Planejamento de projetos e obras de infraestrutura urbana e de manutenção de infraestruturas urbanas, como monitoramento de obras de arte (pontes e viadutos), gestão de ativos.
Uso de IoT para o monitoramento e gestão de ativos, com software que faz a alocação ideal de recursos de infraestruturas da rede rodoviária por meio da aplicação da “Manutenção Preditiva”.
Apresentação será disponibilizada ao grupo
Longa discussão acerca dos acontecimentos recentes na cidade de São Paulo e sobre as possibilidades de uso e aplicação de novas técnicas e tecnologias e sobre como gerenciar e fazer uso de todos os dados de monitoramento gerados, que incutirá um grande volume de informações.
Seria interessante ter, produzir, controlar e disponibilizar uma plataforma unificada e integrada com o mapeamento georreferenciado das redes de infraestruturas da cidade, hoje separados entre os vários domínios e temáticas.
Qual a propriedade dos dados? Como poderiam ser disponibilizados para as partes interessadas relevantes (empresas e concessionárias de água, energia, telecomunicações, gás, etc., secretarias de obras da prefeitura, etc.) e também para o meio acadêmico, de forma que este possa utilizar os dados em estudos e pesquisas que visem a melhoria da qualidade da cidade.
Questão de conscientização e convencimento de profissionais e esferas públicas quanto às necessidades e aos benefícios da adoção destas medidas.
Necessidade de infraestrutura para alocação e armazenamento dos dados e resultados gerados, inclusive dados em documentos físicos das inspeções de obras. Necessidade de planejamento estratégico para obter formas de tratar e estudar os dados, em grande volume.
Quais as possibilidades de parcerias com as universidades públicas para o desenvolvimento e disponibilização de softwares e tecnologias que possam auxiliar no processo?
Disponibilização dos dados brutos além dos resultados encontrados para avaliação do setor acadêmico, em linguagem aberta.
ORGANIZAÇÃO DE SUBGRUPOS DE PESQUISA E ATIVIDADES
Subgrupos de pesquisa a serem divididos conforme as áreas abaixo (derivadas da pesquisa da Saide Kahtouni e do Marcelo Pessôa):
Arquitetura e Urbanismo (Líder do Grupo: Saide Kahtouni)
Cultura e Lazer (Líder do Grupo: Rita de Cássia Giraldi)
Economia e Negócios (Líder do Grupo: Ana Paula Paulino da Costa)
Emergência (Líder do Grupo: Fernando Tobal Berssaneti)
Formação Social (Líder do Grupo: Antônio Bongiovanni)
Gestão (Líder do Grupo: Harmi Takiya)
Infraestrutura e Superestrutura (Líder do Grupo: Manuel Carlos Reis Martins)